terça-feira, 29 de maio de 2012

Menino aprendendo a amarrar o calçado

Costa Araujo - acrílico sobre tela - 80X60 cm - 2009
Costa Araujo. Encontrei esta obra em Dionísio Cerqueira, SC, numa pausa do trabalho. Coincidentemente, ao lado de uma loja de óculos, havia uma vitrine que expunha obras de vários artesãos e outros artistas locais, amadores e profissionais. Avistei pela vitrine e me senti obrigado a entrar na loja, pois a obra me chamou muito a atenção.  A atendente que me recebeu comentou sobre o meu interesse na obra: "você entende de arte, não?". "Por quê?", perguntei curiosamente. Pois esta é uma obra do único artista profissional que expõe aqui, as demais são de artesãos e amadores. Estudei o quadro e estranhei que, das produções de Costa Araújo, era a única que não estava assinada pelo artista. "Se você quiser, eu ligo para o artista e ele vem assinar!", disse a atendente. Então, em questão de minutos, lá estava o grande artista Costa Araújo. Um português radicado no Brasil, em Dionísio Cerqueira, extremo oeste catarinense, fronteira com a Argentina. Havia outros ótimos trabalhos do artista no local, mas foi aquela obra que mais me chamara a atenção e eu estava adquirindo por apenas R$350,00, um óleo sobre tela, medindo 80x60 cm. Obra sem nome. E hoje a obra está no hall de entrada de meu apartamento em São Miguel do Oeste e não foram poucas as vezes em que meus visitantes perguntaram onde e como adquiri esta preciosidade. (Fonte: Átimos Ótimos)

4 comentários:

  1. Olá Ramiro!
    Realmente, o artista faz jus aos s/comentários.
    A atendente, certamente foi a nossa querida amiga Naides, que muito lutou pelo artesanato e pelos artistas na nossa cidade! Acredito que, ela ficara muito feliz ao lembrar dessa obra, lindíssima, que se vc não tivesse ficado com ela, sabe quem ficaria? Eu! rs
    Cleo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cleo. Sou fã incondicional de arte e esta obra de Costa Araujo é a jóia da minha humilde coleção de arte (agora não tão só, pois já tenho dois trabalhos do artista). Obrigado por escrever. Abraço

      Excluir
    2. Hoje fiquei sabendo do blog do Costa Araujo, e fiquei maravilhosamente surpresa, ao ver o relato de uma pessoa muito especial que passou um dia pela Artefron. Ramiro você, realmente me pareceu ser, não só um conhecedor de arte, como também, alguém com gosto muito refinado.
      Fiquei muito feliz em saber que sua coleção esta aumentando e que seus amigos também apreciam a beleza da arte.
      Ara estive pensando sobre outro quadro seu que vendi, o quadro do Gaucho, que também me proporcionou uma linda surpresa. Alguns dias depois da venda recebi uma correspondência do Sr. que o comprou falando sobre sua passagem em nossa loja, de como foi bem recebido, e que também gostava de arte e principalmente para dizer da alegria que seu filho sentiu ao ver o quadro tão perfeito que seu pai tinha lhe dado.
      Gostaria de dizer que fui apenas uma intermediaria entre um artista e alguns amantes da arte, mas foram momentos de muito prazer porque também amo isso tudo.
      Cleusir quando eu poderia imaginar, que depois de tantos anos, reencontraria uma colega de aula, e ela me apresentaria seu marido, como um artista português, o qual tanto me ensinou sobre arte, e que fariam parte de momentos muito bons de minha vida.
      Foi muito bom conviver com vocês, eu gostaria muito de que o maior número de pessoas possíveis, pudessem conhecer as obras do Ara, inclusive os azulejos que me impressionaram tanto.
      Sucesso Costa Araujo!!!

      Excluir
  2. Incrível meu amigo Ramiro,nos locais menos prováveis,uma descoberta dessa envergadura. Dionísio Cerqueira?! Genial!

    ResponderExcluir