terça-feira, 31 de julho de 2012

Auto-retrato com estilo - Costa Araujo


Self-portrait by Costa Araujo
Costa Araujo

O pouco tempo em que estive com Costa Araujo foi rico e muito proveitoso. Aprendi muito com o artista, que carrega consigo o veio pedagógico inato. Eclético e de mente aberta às novas idéias, aos processos artísticos inovadores e às tecnologias contemporâneas, Costa Araujo me revelou sua admiração por Juarez Machado e por Liberatore. Ao mesmo tempo ficou grato por eu lhe mostrar os trabalhos de Antonio Veronese, Arcângelo Ianelli e Alfredo Volpi. Presenteei o amigo com o filme da biografia de Modigliani e um documentário sobre Alberto Giacometti. Enfim, artistas, admiradores e apreciadores das artes, se não combinam, ao menos se completam. Há muito por aprender, muito por se criar e por se admirar. Ficarei com saudade do convívio pessoal do amigo, cujo sotaque angolano é imprescindível e marcante, que em Portugal se sentirá novamente entre patrícios. Longa vida a este grande artista, cuja obra ainda é prolífica e nos dará grandes alegrias. Com o acervo de 600 fotos das suas produções, descobri este auto-retrato cheio de estilo, quase caricato. Grande Costa Araujo.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Os Gaúchos por Costa Araujo - Série - 2012

Fogo de chão e roda de chimarrão - Costa Araujo 2012 - Acrylic on canvas - 120x80 cm
Quando reencontrei Costa Araujo, depois de 2 anos, ele estava estudando os hábitos e tradições gaúchas para retratá-los. Segundo me disse, uma encomenda do CTG local. "Tenho que reduzir a copa dos chapéus, pois os gaúchos costumam usar chapéus com a copa baixa", disse-me como se pedisse confirmação. E mostrou seus estudos. No quadro acima, um dos últimos a serem concluídos, em acrílico sobre tela, grande para ornar uma sala de encontros. Ressalvas para a fumaça quase saindo da tela, a chaleira na trempe, a cuia e todos a carácter, o violeiro ao fundo, quase escondido. A seguir mais da sua produção de "Os Gaúchos".

Desenho e aquarela - Roda de Chimarrão e contação de causos - A3 - 2012

Gaiteiro, Violeiro e Mateador - Desenho e aquarela - A3 - 2012

Gaúcho Pilchado - A3 - Drawing - 2012

Estudos - Drawing - A3 - 2012

Costelão em fogo de chão - A3 - Drawing - 2012

Prendas e Família Gaúcha - A3 - 2012

Churrasco, Gaita e Violão - A3 - Drawing - 2012

Gaiteiro esticando a sanfona - Acrílico sobre tela - A3 - 2012
Desenho e Aquarela - Mateadores - 2012 - A3

quarta-feira, 25 de julho de 2012

An Abstract Face Painting by Costa Araujo - 2011

An abstract face painting by Costa Araujo Fine Art - 2011 - Acrylic on canvas.
Já me disseram que sou muito detalhista, então vou aproveitar e dizer que esta obra de Costa Araujo é um legítimo Costa Araujo (?). Não só porque é de sua autoria, obviamente, mas também porque é um estilo muito pessoal do artista. Desenhar face é um arte que o artista domina também como poucos, muito poucos, e Costa Araujo consegue, através destas várias faces, criar várias possibilidades de interpretação deste quadro produzido em 2011 e que pertence a algum colecionador particular. Os detalhes em roxo também são resquícios de uma outra fase do artista. Enjoy yourself.

As Amigas - Costa Araujo - 2009


Costa Araujo - Acrylic on canvas - 2009 - The girl friends
Eis uma foto de um dos quadros do artista, já vendido, o qual eu não vi pessoalmente. A técnica utilizada pelo artista nesta produção foge um pouco da maioria em que Costa Araujo privilegia a nitidez da face dos personagens. Neste caso em particular a ausência de nitidez dá aos rostos destas "três amigas" (título dado pelo artista) um estereótipo, predominando a classe social das amigas, três camponesas, sem que nenhuma se sobressaia. Os potes, como me confessou o artista, são de um gosto pessoal. "Adoro pintar potes", disse-me ele um dia. E os tons terrosos, mistura de variações de marron que o artista tem prazer em descobrir, misturando as cores. Então repasso um detalhe que só ajuda na divulgação da obra, que basta por si. Costa Araujo é um artista plástico completo. Meus comentários? Irrelevantes.

sábado, 21 de julho de 2012

Oficina de Pintura em Aquarela por Costa Araujo


Foto do grupo que esteve presente à oficina de pintura em aquarela, neste dia 21 de julho, no SESC de São Miguel do Oeste. Na foto, da esquerda para a direita: eu, Adriana, Jeferson, Marciana, Geni, Cristiane, Janete, Jheimi, Sandra, Deise, Costa Araujo e Cleo. E abaixo a turma em outra pose, antes que alguém fugisse.


Na oficina, Costa Araujo mostrou na prática que domina a técnica como poucos, sempre atento e cortês, orientou e deu sugestões. Exibiu materiais de qualidade existentes, a maioria importados, infelizmente, desde papel próprio para a arte da aquarela, pincéis adequados, tintas em pigmento, em tubos e o lápis aquarelável. O resultado foi surpreendente e, com certeza, deu mostras da alternativa da arte da aquarela como mais uma opção de bons trabalhos. Os participantes se encantaram com as sugestões e passaram, com certeza, a fazer parte dos amantes desta técnica tão antiga e sempre atual. A seguir alguns dos excelentes trabalhos dos participantes, que receberam elogios sinceros do grande mestre Costa Araujo.

Janete Bertocchi


Jheimi Coronetti

Geni Ferreira

Jeferson Sevald
  
Jheimi Coronetti

Costa Araujo


Costa Araujo


Janete Bertocchi

Ramiro R. Batista

Jheimi Coronetti

Marciana D'Anhaia

Cristiane Moraes

Jheimi Coronetti
 
Ramiro R. Batista


Geni Ferreira
 

Janete Bertocchi

Janete Bertocchi

Geni Ferreira
Ficaram faltando alguns trabalhos que, por lapso, não fotografei, então, peço aos participantes que me enviei por email, que, com satisfação, publicarei posteriormente aqui. E a seguir mais fotos que comprovam o clima agradável e produtivo da oficina. Outras já foram alinhavadas para ocorrer no SESC de São Miguel do Oeste.